segunda-feira, 2 de novembro de 2015

HOMENS, ATENÇÃO PARA O NOVEMBRO AZUL!


O que é o câncer de próstata?



O câncer da próstata é o mais comum tipo de câncer entre os homens. No Brasil, todos os anos, cerca de 52.000 homens são diagnosticados como acometidos de câncer da próstata. O câncer da próstata desenvolve-se quando as células da glândula da próstata começam a se multiplicar e crescer descontroladamente. Em muitos casos, esse é um processo de crescimento lento e o homem não percebe a sua evolução, pois ele pode nunca ocasionar um sintoma ou problema. Há, contudo, casos em que o processo é muito acelerado, com o câncer crescendo rapidamente, o que irá requerer tratamento para evitar ou retardar que ele se espalhe por outros órgãos.



Na maioria dos homens, o câncer de próstata não apresenta qualquer sintoma na fase inicial de desenvolvimento da doença. Entretanto, alguns homens podem sentir os sintomas descritos abaixo:

·         Jato de urina muito fraco ou reduzido.

·         Necessidade freqüente de urinar, especialmente à noite.

·         A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.

·         Dificuldade de iniciar a passagem da urina.

·         Dificuldade de interromper o ato de urinar.

·         Urinar em gotas ou jatos sucessivos.

·         Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.

·         Necessidade premente de correr ao banheiro – pode, inclusive, ocorrer que a urina vaze antes que chegue lá.

·         Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos);

·         Problemas em conseguir ou manter a ereção;

·         Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).

·         Sintomas menos comuns incluem:

·         Dor durante a passagem da urina.

·         Dor quando ejacula.

·         Dor nos testículos.

Entretanto, a ausência de sintomas não significa que não exista o problema. Assim como, igualmente, a existência dos mesmos não indica que o homem esteja com câncer. Convém relembrar que os sintomas descritos podem também ser causados pela HPB ou pela prostatite. Somente o médico Urologista pode determinar o diagnóstico correto.



Como que o câncer de próstata é diagnosticado?



A fim de descobrir o que está causando os seus problemas ou para tirar suas dúvidas,  o médico irá solicitar a realização de alguns testes ou exames. Os resultados irão indicar se há, ou não, algo com que se preocupar.
Os exames a que seu médico pode submetê-lo são:

·     Primeiro, um teste de urina para descartar a possibilidade de uma infecção.

·         Depois, um exame de sangue para determinar o nível de PSA (Antígeno Prostático Específico)

Outros testes que podem ser realizados num hospital são:

·         Biópsia guiada por Ultrasom Trans Retal (a biópsia é a única forma de se identificar a presença do câncer)

Caso o câncer tenha sido diagnosticado, outros exames poderão ser necessários para identificar o estágio da doença, tais como:

·         Tomografia computarizada

·         Ressonância Magnética

·         Verificação óssea (escaneamento ósseo) com ou sem Raio X



Tratamento para o câncer de próstata.



O câncer de próstata pode ser localizado (só afeta a próstata), localmente avançado ou avançado (o câncer já se moveu para além dos limites da próstata). Se os médicos acreditam que o câncer afeta somente a próstata, eles vão discutir os diferentes possíveis tratamentos com você, que são:

·         Vigilância ativa – caso em que o estágio do câncer é observado de perto e o tratamento iniciado somente quando e se necessário. Tem por objetivo evitar o tratamento desnecessário em homens com baixo risco de câncer. O método também detecta cânceres que começam a se tornar mais agressivos e que, portanto, necessitam tratamento.

·         Cirurgia – caso em que a próstata é totalmente removida (prostactomia radical). É usada para tratar o câncer que está contido dentro da glândula da próstata.

·         Braquiterapia – implantação de sementes radioativas na próstata;

·         Braquiterapia de alta dosagem – onde fontes temporárias de radiação são direcionadas diretamente para a próstata.

Há também outras formas mais raras de tratamento as quais podem, contudo, tornar-se mais usuais no futuro, tais como:

·         Crioterapia – congelamento da próstata; este tipo de tratamento ainda está em fase experimental.

·         Ultrasom Concentrado de Alta Intensidade – caso em que ondas de ultrasom de alta freqüência são utilizadas para aquecer e destruir células cancerosas.Este tipo de tratamento ainda está em fase experimental

Se o câncer estiver no estágio localmente avançado ou avançado, pode ser oferecida a alternativa de terapia hormonal, sozinha ou em combinação com outras alternativas de tratamento.

·         Terapia hormonal – os especialistas em câncer utilizam a terapia hormonal para interromper o fluxo de testosterona para as células cancerosas. Há três tipos básicos de terapia hormonal: usando cirurgia, injeções ou comprimidos.

Outros tratamentos para câncer avançado de próstata incluem:

·         Bisfosfonatos (um grupo de drogas que pode ser usada por homens portadores de câncer de próstata que se tenha espalhado pelos ossos; não tratam o câncer, mas auxiliam na redução dos sintomas)

·         Quimioterapia – drogas que destroem as células do câncer. Este tipo de tratamento por ser usado nos casos em que o câncer da próstata já se espalhou para além dos limites da glândula e não está mais respondendo à terapia hormonal. Igualmente, homens em estágios iniciais de câncer de próstata podem ser submetidos a este tipo de tratamento.

·         Radioterapia paliativa (radioterapia ministrada para auxiliar a diminuir os sintomas e as dores causadas pelo câncer, sem, contudo curá-lo).

assessoriaJ2
FONTE saudedaporstata.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário