As escolas de ensino fundamental e médio devem passar a ofertar aos
alunos, entre os conteúdos curriculares, a introdução ao estudo da
Constituição. É o que sugere texto substitutivo a projeto (PLS 70/2015)
aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e esporte (CE), nesta
terça-feira (29).
O autor do projeto é o senador Romário
(PSB-RJ), que preside a comissão. O substitutivo foi sugerido pelo
relator da matéria, senador Roberto Rocha (PSB-MA). Para tornar obrigatório o novo conteúdo, o projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
A proposta original sugeria a criação de uma nova disciplina
curricular, que abordasse o estudo da Constituição. Roberto Rocha
observou, contudo, que a indicação de disciplinas específicas poderia
“dar origem a uma prática inusitada e passível de críticas à ação do
Congresso Nacional: os inúmeros conteúdos a serem estudados nas escolas,
bem como as estratégias pedagógicas, passariam a ser objeto de
legislação específica, sendo subtraída dos educadores a competência para
decidir sobre a matéria”.
O senador ainda destaca que “as deliberações curriculares devem ocorrer de forma conjunta e articulada e não mediante proposições avulsas”. Por essa razão, optou apenas pela sugestão de abordagem do novo conteúdo como parte de disciplinas já existentes.
Em análise terminativa, o texto voltará à pauta na próxima reunião, para apreciação em turno suplementar. Confirmado a versão aprovada , deve seguir diretamente para análise na Câmara dos Deputados.
assessoriaJ2
FONTE AGÊNCIA SENADO
O senador ainda destaca que “as deliberações curriculares devem ocorrer de forma conjunta e articulada e não mediante proposições avulsas”. Por essa razão, optou apenas pela sugestão de abordagem do novo conteúdo como parte de disciplinas já existentes.
Em análise terminativa, o texto voltará à pauta na próxima reunião, para apreciação em turno suplementar. Confirmado a versão aprovada , deve seguir diretamente para análise na Câmara dos Deputados.
assessoriaJ2
FONTE AGÊNCIA SENADO
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