segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

89 ANOS DE ESPERANÇA!



Hoje venho parabenizar a minha querida cidade, que tem um povo guerreiro que à ama e luta sempre por dias de paz e progresso para todos que aqui vivem. Devemos sempre preservar as nossas origens buscando propagar o que o Lírio Verde da Borborema tem de melhor para oferecer aos que aqui moram e aos visitantes.

Um pouco de sua história...


Os moradores nativos do território que atualmente constitui o município foram os índios Cariris, da tribo Banabuyê. Apesar da resistência, os portugueses conseguiram expulsá-los. O primeiro colono que tomou posse das terras de Esperança foi o português Marinheiro Barbosa. Sua casa foi construída perto de um reservatório de água (Tanque do Araçá), cuja localidade é hoje conhecida como "Beleza dos Campos", hoje oficialmente bairro.

Possivelmente Marinheiro Barbosa abandonou suas terras. Anos depois chegaram três irmãos, também portugueses: Antônio, Laureano e Francisco Diniz, cujas casas ficavam onde atualmente é a Avenida Manoel Rodrigues, a principal da cidade.
O primeiro nome do povoado foi Banabuyê, por conta da tribo Cariri, da sesmaria datada em 1713 e do nome da fazenda surgida em 1860. Ano em que foi construída a primeira capela, em cujo lugar atualmente se situa a igreja Matriz, pelo primeiro missionário católico a instalar-se na região, o Frei Venâncio. Há uma hipótese de que a construção da capela foi financiada por uma senhora, como voto para eliminar um surto de cólera-morbo. A igreja atual é a ampliação da antiga capela.
Outro nome que a cidade recebeu foi Boa Esperança, em 1872. Em 1908, foi criada a freguesia de Esperança.
Esperança foi emancipada em 1º de dezembro de 1925, desmembrando-se de Alagoa Nova. O primeiro prefeito, por nomeação, foi o senhor Manoel Rodrigues de Oliveira. Teotônio Thertuliano da Costa foi o seu vice-prefeito.
Dois antigos distritos do município se emanciparam politicamente: Areial (em 1961) e Montadas (em 1963). Atualmente, além da sede, Esperança é composta pelos distritos de Massabielle, São Miguel e Pintado, sendo esse último elevado a essa categoria através da Lei Municipal nº 1.271/2008, de 20 de maio de 2008.

Fonte Wikipédia

 

sábado, 29 de novembro de 2014

COBRANDO SEMPRE SANEAMENTO BÁSICO E INCENTIVOS PARA O ESPORTE.

Na sessão desta quinta - feira ( 27 de Novembro ) usei de uma parte concedida pelo vereador Adilio durante a sua fala. Fiz questão de registrar mais uma vez o descaso com as ruas Helena Cardoso no  bairro do Campestre e a José Lourenço Neto no Portal que continua com o esgoto a céu aberto, trazendo transtorno para os moradores e prejudicando a saúde dos mesmos. Até então a senhora secretária de obras não solucionou o problema que existe há muito tempo.

Já em relação ao esporte, fiz questão de relatar que a ausência da secretaria de esporte vem trazendo transtornos aos desportistas do município. Na compra de material,  na ajuda e incentivo em campeonatos, na disponibilização de transporte. O último fato, aconteceu com um colega defensor do esporte, onde o mesmo teve que recorrer ao vizinho município de Remigio para conseguir um transporte e levar seus atletas até a cidade de Solânea, onde foram representar a nossa cidade em um campeonato.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres - 25 DE NOVEMBRO.



O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres celebra-se todos os anos a 25 de novembro.

Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.

sábado, 22 de novembro de 2014

Parabéns a todos os músicos da cidade de Esperança e das cidades circunvizinha. 22 de Novembro - DIA DO MÚSICO.



Adota-se o termo músico quando nos referimos a qualquer pessoa ligada diretamente à música, em caráter profissional ou amador, exercendo alguma função no campo de música, como a de tocar um instrumento musical, cantando, escrevendo arranjos, compondo, regendo, ou dirigindo um grupo coral ou algum grupo de músicos, como orquestras, bandas, big band de Jazz, ou ainda lecionando, trabalhando no campo de educação, em terapia musical. Um músico brasileiro pode ter ou não, uma carteira de alguma instituição que o reconheça, como a Ordem dos Músicos do Brasil.

Um músico também pode ou não ter a formação acadêmico-técnica (através de escolas de música, conservatórios, faculdades ou universidades). Quando ele não tem formação alguma, costuma-se dizer que é um músico popular, ou ainda que aquele músico produzisse música de ouvido.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

POPULAÇÃO COBRA A LIMPEZA DO AÇUDE RIACHO AMARELO SOLICITADA DESDE ABRIL.



Desde abril do decorrente ano, foi feito um apelo a Prefeitura Municipal, por meio de um requerimento, em relação à limpeza e manutenção do açude riacho amarelo. A execução do serviço vai além da limpeza, pois com essa iniciativa poderia até aumentar a capacidade do mesmo. Para colocar em prática a solicitação, a prefeitura de Esperança poderia firmar parceria com as prefeituras que também usufruí da água do açude, a exemplo, de São Sebastião de Alagoa de Roça. 


A população espera ansiosa, pois sabe da importância da execução desse serviço, que irá beneficiar o abastecimento de toda região.